Agenda

Confira as próximas datas...

Leia Mais

Podoposturologia

A podoposturologia é o ca...

Leia Mais

Microfisioterapia

É uma técnica Francesa ...

Leia Mais

Osteopatia

E uma técnica de terapia ...

Leia Mais

Osteopatia

E uma técnica de terapia manual criada nos Estados Unidos pelo Dr. Andrew Taylor Still. É um sistema de avaliação e tratamento que visa restabelecer a função de estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático), com o objetivo de restabelecer a mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema corporal.

INDICAÇÕES

– Hérnias de disco
– Tendinite e bursite
– Todos os tipos de dores na coluna (lombalgia, cervicalgia, ciáticas)
– cefaléias e enxaquecas
– Refluxo gastro esofágico
– Hérnia de hiato
– Constipação
– Gastrites
– Rinite e sinusite
– Zumbidos no ouvido
– Problemas na ATM
– Dores de cabeça e enxaqueca

Mais informações:

A Osteopatia abarca três grandes ramos: estrutural, cranial e visceral

– Osteopatia Estrutural
A osteopatia articular ocupa-se do aparelho músculo-esquelético e da postura. O tratamento incide em toda a estrutura muscular, fascial e osteotendinosa, que nos permite abordar numerosos problemas e desequilíbrios harmonizando as estruturas do corpo humano.

Todas as estruturas do corpo tem mobilidade própria, devem ser livres. Se algum movimento estiver limitado ou bloqueado o conjunto da mecânica será perturbado promovendo sobrecargas em outros locais podendo gerar sintomas.

O corpo vai tentar adaptar-se, mas as adaptações podem prejudicar ainda mais o funcionamento do organismo. Sendo assim, alterações físicas e posturais começam a se manifestar através de dores, inflamações, tensões, etc…
Em todos os casos o osteopata realiza um diagnóstico que consiste em estabelecer qual das estruturas estão bloqueadas ou em disfunção, e o tratamento consistirá em eliminar estas lesões mediante técnicas de estiramentos, mobilizações e manipulações.

– Osteopatia Visceral
É o ramo da Osteopatia que se ocupa do tratamento de órgãos e vísceras, melhorando a função deles. A indicação das manipulações sobre o sistema digestivo é principalmente liberar aderências que podem dificultar a irrigação sanguínea dos mesmos, sequelas de cirurgias, sequelas de infecções e ptoses. Sobre a caixa torácica trabalha-se, principalmente, a mecânica respiratória, e as relações que esta tem com a coluna dorsal e cervical.

O sistema visceral depende da sincronização entre os movimentos de todos os órgãos e as demais estruturas corporais. Quando a saúde está em equilíbrio, esta relação harmoniosa mantém-se estável dentro da grande variedade de movimentos do corpo. Como consequência da perda de mobilidade reduz-se a circulação sanguínea do tecido afetado. Desta forma, podem aparecer irritações, inflamações e infecções produzidas por problemas de irrigação.

A manipulação baseia-se na palpação das forças normais e anormais do corpo. Através de uma palpação específica, o terapeuta pode avaliar como interagem estas forças. O objetivo da Manipulação Visceral é assistir as forças normais do corpo para tirar os efeitos anormais, seja qual for a sua origem.

– Osteopatia craniana
É uma técnica sutil e manual para ajudar a detectar e corrigir os desequilíbrios do Sistema Sacro-cranial que podem ser a causa de disfunções intelectuais, motoras ou sensoriais.

O sistema sacro craniano é um sistema fisiológico que é essencial para o funcionamento do corpo tal como o são os sistemas respiratório e circulatório. Este sistema foi descoberto pelo osteopata William G. Sutherland nos anos 20, tendo dado origem à osteopatia craniana. O sistema sacro craniano é um sistema hidráulico semi fechado contido numa robusta membrana (a dura-máter), a qual envolve o cérebro e a medula espinhal. Este sistema tem a função importante de produzir, movimentar e de absorver o líquido céfalo-raquidiano, líquido este que envolve, protege e cria o ambiente fisiológico no qual o cérebro e o sistema nervoso se desenvolvem, vivem e funcionam. A produção e circulação deste líquido obedece a um ritmo chamado ritmo sacro craniano o qual tem uma frequência entre 6 a 12 ciclos por minuto, que pode ser sentido em todo o corpo e o qual é usado para detectar alterações à circulação deste líquido dando assim indicações aos terapeutas/facilitadores sobre a evolução do tratamento.

Apesar do ritmo ser sentido e influenciável em todo o corpo, normalmente trabalha-se mais sobre os ossos do sacro e da cabeça uma vez que é aí que está ligada a dura-máter.

O objetivo é liberar as restrições existentes ao longo do corpo e da dura-máter, que prejudica o funcionamento do sistema nervoso e impede a recuperação do corpo ou o seu correto funcionamento.

13 respostas para “Osteopatia

  1. Ana Rosa Spina

    Bom dia

    Estava lendo a matéria e sofro de refluxo gástrico.
    Como pode ser tratado.
    Vc tem alguma matéria que eu possa ler?

    Atenciosamente
    Ana ROsa

    Reply
    1. rokim Post author

      Olá Rosa, a osteopatia pode intervir de várias maneiras no caso de refluxo gástrico,
      o mais importante é encontrar a causa que pode ser um fator emocional ou físico como um
      espasmo do diafragma, ou uma ptose visceral.

      Reply
  2. Neusa Sacho Sanches

    Dr. Rodrigo, boa tarde.
    Meu enteado foi diagnosticado com Síndrome do Pânico e atualmente um Cardiologista informou, através de exames, que seu coração está dilatado.
    Pergunto qual a linha de tratamento indicado para ele;
    qual o valor da consulta e do tratamento;
    como ele mora em São Paulo, Araraquara é o endereço mais próximo e
    qual a data mais próxima.
    Grata
    Neusa

    Reply
    1. rokim Post author

      Bom dia Neusa,
      Para esses casos geralmente eu utilizo a técnica de microfisioterapia, mas somente uma
      avaliação para ter certeza do melhor tratamento. Em relação a valores e horários entraremos
      em contato por email, obrigado pelo contato e qualquer dúvida estou a disposição.
      att,

      Rodrigo Kim

      Reply
  3. Ricardo

    Dr. Rodrigo

    Meu nome é Ricardo, sou de Araraquara, inclusive sou primo do Ronaldo Carvalho, ainda estive com ele hoje pela manhã resolvendo problemas musculares.
    Foi quando ele me falou de você. Como tenho aftas recorrentes a mais de 40 anos, tenho 63 anos, que me causam dores acentuadas e um mal estar geral. Já fui em vários médicos e outros profissionais da área e não conseguem resolver, Ronaldo acha que devo fazer uma consulta com você e que talvez possa me ajudar.
    Obrigado
    Ricardo

    Reply
  4. Junior

    Boa tarde Dr. Rodrigo!.
    Tenho muitas dores nas coxas parte interna e posterior, que muitas das vezes chega doer até perto da cabeça do femur. Recentemente li uma matéria sobre Piriforme. Muitas atividades estou limitado, até mesmo de correr que eu gosto. Estou preocupado com futuro. Existe cura? Possibilidades de voltar a correr?

    Reply
    1. rokim Post author

      Olá Junior, obrigado pelo contato.

      Primeira passo é identificar a origem do problema, pode ser muscular, ósseo, neural (nervos), visceral, etc…
      Assim podemos definir o tratamento e as possibilidades de melhora.
      obrigado e qualquer dúvida estou a disposição.

      Reply
  5. Carol

    Boa noite doutor, estou com dor de cabeça faz alguns meses, fiz uma tomografia e graças a Deus não deu nada, meu neurologista disse que se trata de uma enxaqueca pois tenho sensibilidade a luz, já tomei vários remédios, inclusive relacionada a um caso de ansiedade que tenho, minha dor de cabeça não melhora, posso usar a técnica que o senhor atende??

    Reply
    1. rokim Post author

      Olá Carol, obrigado pelo contato.
      Podemos usar sim tanto a osteopatia, microfisioterapia ou terapia cranio sacral são indicadas para dores de cabeça

      Reply
  6. Juliana Vargas Brandalise

    Bom Dia Dr. Rodrigo,
    Meu filho tem 2 anos de idade e foi APLV até 1 ano e 2 meses, com refluxo desde primeiros meses. O refluxo ainda persiste, porém agora como refluxo oculto.
    Ocorre que ele tem seguidamente casos de sinusite, otite e rinite, evoluindo tb, algumas vezes para bronquite.
    Gostaria de buscar outra alternativa de tratamento para essa situação, pois ele está sempre tomando muitos remédios.
    O que vc recomenda neste caso, atendimento de microfisioterapia ou osteopatia.
    Quero marcar uma consulta com o senhor, moro em São Carlos, devo procura-lo em Araraquara?

    Reply
    1. rokim Post author

      Ola Juliana,

      obrigado pelo contato.
      Na consulta em Araraquara eu realizo a técnica que for necessária para o caso dele.
      qualquer dúvida estou a disposição.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *